Secretaria de Saúde de Mauá realiza palestra sobre Nutrologia

0
Na Geral na 365

Evento será nesta sexta-feira (15/09), às 14h, no CRSMCA e é aberto ao público. Foto: Divulgação/PMM

Por Assessoria de Imprensa/PMM

Informações sobre nutrição materno-infantil e nutrologia clínica serão o conteúdo da palestra marcada para esta sexta-feira (15/09), a partir das 14h, no Centro de Referência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CRSMCA). A atividade é aberta ao público e será ministrada pela médica pediatra, nutróloga e hebiatra Márcia Picolli, que atua no local. O endereço é rua Luiz Lacava, 209, Vila Bocaina.

15 de setembro marca o dia de incentivo à Nutrologia, uma especialidade médica que vem ganhando o corpo em função das várias patologias relacionadas à alimentação. A especialidade enfrenta desafios e traz curiosidades, que serão apresentadas na palestra.

Para atuar nessa área requer pós-graduação e prova de títulos especialista, explica a médica. “A Nutrologia é o estudo dos nutrientes, da parte nutricional que faz com que o médico tenha capacidade de avaliar e sentir as necessidades que o paciente, o indivíduo, requer. O atleta, o adolescente, o sênior, os idosos, não necessariamente precisam estar doentes para que consultem com um nutrólogo. Basta apenas querer ter uma orientação alimentar saudável, uma adequação das suas necessidades calóricas, uma adequação das suas necessidades nutricionais, uma abordagem preventiva, inclusive, quando, no caso, existe um”, explica Márcia Picolli.

A nutróloga explica que a medicina permite avaliar uma doença já instalada, um problema renal, um problema hepático, um problema pulmonar ou cardíaco, por meio de uma análise nutricional é possível identificar as deficiências e, com isso, tentar usar sempre, primeiramente, uma fonte alimentar adequada e, posteriormente, suplementos e etc. “É uma área muito abrangente, uma área apaixonante e compreende o atendimento desde quando a mamãe está esperando uma criança, existe a nutrologia materno e infantil, compreende a fase adulta e a fase da senilidade ou da velhice”, afirma Picolli.

Na Geral na 365

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui