Alunos do segmento de beleza da Escola de Ouro recebem formação sobre gestão financeira

0

Parceria entre Prefeitura de Santo André e Universidade Mackenzie visa preparar profissionais para um dos setores que mais cresce no país. Foto: Eduardo Merlino/PSA

Por Paola Zanei/Assessoria de Imprensa PSA

Para ter sucesso com um negócio no segmento da beleza, um dos que mais cresce não só em Santo André, mas em todo país, é preciso estar atento às obrigações tributárias de empreendimento. Pensando nisso, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense, firmou parceria com a Universidade Mackenzie, para fornecer informações sobre o tema para alunos dos cursos da área de beleza da Escola de Ouro.

As turmas de manicure e pedicure dos períodos da manhã e da tarde foram as primeiras beneficiadas pela iniciativa, totalizando 12 pessoas. Segundo a contadora e professora da Mackenzie responsável pelo projeto, Érica Borges Ferreira, os alunos e alunas responderam a um questionário idealizado para saber como os profissionais do setor de beleza lidam com a questão tributária, quais suas dúvidas e o que sabem sobre a Lei do Salão Parceiro (lei 13.352).

Publicada pelo Governo Federal em 2017, a legislação tem como objetivo regulamentar os relacionamentos trabalhistas entre os profissionais que exercem funções no setor da beleza, como barbeiro, esteticista, cabeleireiro, manicure, entre outros, com os seus espaços de trabalho e, além disso, diminui a carga tributária para aqueles que estão obedecendo a lei.

Com as respostas em mãos, Érica percebeu que a maioria das pessoas tem pouco conhecimento sobre questões tributárias e entregou uma cartilha com informações preciosas sobre o tema. No dia 18 de setembro, a professora fará um encontro online para tirar dúvidas.

“Trabalhadores deste segmento são artistas, preocupados com a cor do cabelo da moda, o desenho da unha, e muitas vezes não dão a atenção necessária para a parte de tributos ou a burocracia propriamente dita. A questão é que se a pessoa não resolve estas questões, ela tem maior chance de ir mal nos negócios ou acabar não conseguindo ganhar dinheiro”, afirma Érica.

Na avaliação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, é preciso oferecer mais do que conhecimento técnico para quem busca um curso de formação profissional. A iniciativa deve ser implementada em outros cursos da área da beleza na cidade. “Além de capacitar as pessoas, precisamos dar possibilidade de elas andarem com as próprias pernas. A gente precisa que ela saiba, por exemplo, precificar os seus produtos, como divulgar em rede social, como vai distribuir. Então essa parceria com a Universidade Mackenzie veio nos ajudar nessa missão, a de fazer com que essa pessoa consiga dar andamento nessa nova profissão que ela aprendeu”, diz.

Segmento em expansão – O secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, destaca a importância de qualificar os profissionais do segmento da beleza, grande gerador de emprego e renda e um dos que mais cresce em Santo André e no Brasil.

“Santo André já é uma referência no setor de franquias e investimentos nesse segmento. Nós temos a preocupação não só de atrair investimentos no setor da beleza, mas de preparar cada vez mais esses profissionais. E identificamos que a melhor maneira de qualificá-los é estarmos presentes com instituições como o Sebrae, o Mackenzie e a Acisa”, diz Banzato.

Segundo o secretário, trata-se de um imenso universo de profissionais para serem alcançados. “Só na cidade de Santo André são mais de 5,6 mil estabelecimentos abertos no setor da beleza. O trabalho de formação em gestão para profissionais de segmentos estratégicos da cidade está sendo realizado continuamente desde 2017”, acrescenta.

“Nós temos números para demonstrar o crescimento do setor da beleza. No ano passado Santo André foi a cidade que, proporcionalmente ao número de habitantes, mais gerou empregos com carteira assinada na região e isso engloba, claro, todos os segmentos. A cidade registrou também 3,8 mil novos CNPJs e agora no ano de 2023 no primeiro semestre foi a que mais gerou empregos com carteira assinada, o que mostra um crescimento robusto não só no setor da beleza mas também nos demais segmentos”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego.
Banzato acrescenta ainda que, segundo relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor da beleza lidera a atração de investimentos em todo Brasil. E Santo André ocupa o quinto lugar entre as cidades que mais atraem investimentos no setor de franquias no país.

A consultora de negócios do Sebrae, Juliana Gobbi, reforça que o segmento está em expansão e por isso é um dos setores prioritários também para o Sebrae. “Um dos fatores para esse crescimento é que a beleza é uma área de fácil entrada no mercado de trabalho. As pessoas podem fazer o curso técnico e já começam a trabalhar, às vezes em casa. É um setor que o Sebrae sempre teve muita procura e a gente vem a cada ano sempre fazendo novas formações”, completa.

Sebrae – O Sebrae também está fechando mais uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, desta vez para a oferta de formação em gestão para profissionais do setor.

Aberta para todos os profissionais da cidade que já contam com CNPJ, a formação será realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa). Serão dois dias de capacitação, nos dias 23 e 30 de outubro, sendo que uma das datas será para formação de marketing e outra sobre finanças. As inscrições serão abertas em breve.

v>

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui