Atividade reuniu representantes de todas as secretarias da Prefeitura para incentivar ações integradas de prevenção de acidentes. Foto: Ubiratã Ventura/PMM
Por Assessoria de Imprensa/PMM
Mauá regularmente prepara suas equipes da Prefeitura para atividades integradas das secretarias municipais para fortalecerem o programa Cidade Educadora. Nesta segunda-feira (25/09), a ação foi marcada pelo encerramento da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, com palestra sobre estatísticas e prevenção de acidentes, dirigida para integrantes de todas as secretarias.
Neste evento, também participaram 10 agentes mirins de trânsito, que são alunos da Guarda Mirim de Mauá e passam a ser multiplicadores das orientações preventivas para redução de acidentes. A Guarda Mirim tem 200 integrantes com idade entre 11 e 18 anos.
Assim, Mauá passa a ter entre seus objetivos de ação a preservação da vida a partir da educação no trânsito com o objetivo de prevenir acidentes, principalmente entre pedestres e motociclistas, que representam número expressivo das vítimas fatais. Para isso, a equipe do Departamento de Trânsito também programa a realização de palestras em cerca de 30 escolas do município, abordando os cuidados para a preservação de vidas nas ruas da cidade.
Nesta palestra, assim como foi feito para os servidores municipais, a equipe aborda questões conceituais, como definição do que é, por exemplo, mobilidade e a diferença entre negligência, imperícia e imprudência, entre outras questões, além de apresentar vídeos, estatísticas e exemplos, como forma de promover a educação no trânsito.
No Brasil, uma pessoa morre a cada minuto em acidente de trânsito e a cada 10 leitos de UTI, seis são ocupados por vítimas de acidentes. As principais causas são o excesso de velocidade, uso de celular, inclusive pelos pedestres, e o consumo de álcool.