Ribeirão Pires promove 1º encontro da Rede de Atenção Psicossocial no Setembro Amarelo

0
Na Geral na 365

Evento reuniu equipes que atuam em serviços municipais para a garantia do cuidado e da promoção à saúde mental. Foto: Divulgação

Por Assessoria de Imprensa/PMRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu nesta quarta-feira (27) profissionais da rede de cuidado à saúde mental da cidade para dialogar sobre o Setembro Amarelo e fortalecer os laços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O evento marcou o encerramento da programação especial voltada à campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida na cidade, que contou com oficinas e intervenções em espaços públicos. 

Participaram do encontro profissionais da saúde, da educação, da assistência social e também de segurança pública. Pacientes e familiares acompanharam a atividade e puderam, além de esclarecer dúvidas, compartilhar vivências. O evento abriu espaço para disseminar informações sobre os serviços gratuitos de saúde mental disponíveis na rede municipal. 

Vale ressaltar que, em Ribeirão Pires, a Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – para casos de urgência/emergência), unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs), Centro de Especialidades Médicas, três CAPs e Hospital Maternidade São Lucas.

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da rede de proteção e acolhimento aos moradores. “Saúde mental é assunto sério e precisa estar sempre em discussão, para que todos tenham acesso às informações sobre serviços de apoio. As equipes da Prefeitura se dedicam para garantir o acolhimento, a escuta e o melhor cuidado possível com os pacientes”, avaliou. 

Entre as rodas de conversa, o evento contou também com atrações musicais realizadas por profissionais do Centro de Apoio Psicossocial, e apresentação teatral para as crianças. 

A coordenadora da saúde mental de Ribeirão Pires, Ana Lúcia de Amaral Bueno, citou que o evento une a rede. “O mês amarelo já traz uma temática importante para o debate, mas que essa união entre secretarias demonstrada neste evento seja um reforço para que o cuidado seja cada vez melhor e mais acolhedor”, citou. 

Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou mais de 13 mil atendimentos psicológicos individuais realizados pela equipe de psicólogos da rede. Os serviços são interligados de forma a criar uma rede capaz de fornecer assistência abrangente às pessoas que enfrentam transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de substâncias químicas, bem como às suas famílias, atendendo às diversas necessidades.

Na Geral na 365

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui