Objetivo é proporcionar momentos de troca entre profissionais da rede municipal de ensino destacando as ações realizadas com a participação de seus alunos. Foto: Alex Cavanha/PSA
Por Caroline Terzi/Assessoria de Imprensa PSA
O Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector recebeu na noite desta quarta-feira (25) mais uma edição da Mostra Cultural dos Centros Educacionais de Santo André (Cesas). A iniciativa, que reuniu cerca de 500 participantes, trouxe apresentações de alunos que frequentam as aulas oferecidas por voluntários dos Cesas com diversos tipos de habilidades.
Para proporcionar maior visibilidade nestas ações, o evento contou com 24 apresentações, além de exposição de trabalhos no saguão principal.
“Os Cesas prestam um serviço fundamental em nossa rede de ensino e a contribuição dos voluntários, sempre dedicados, trazendo novas ideias para o dia a dia da educação, fortalecem ainda mais esse trabalho em nossa cidade”, pontuou o secretário de Educação, Almir Cicote.
A partir do programa “Sou Amigo do Cesa”, cerca de 80 voluntários ministram aulas de ballet, zumba, patinação, capoeira, karatê, artesanato, violão, futsal, basquete e dança do ventre nos 12 Centros Educacionais da cidade.
Já são mais de 2,2 mil pessoas, de diversas faixas etárias, sendo beneficiadas pelo projeto que se destaca por oferecer atividades artísticas, culturais, recreativas, esportivas e lúdicas que auxiliam no desenvolvimento global dos participantes.
Cesas – Os Centros Educacionais de Santo André são complexos que reúnem Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creche, centro comunitário e biblioteca de uma região para realização de ações complementares. São espaços especialmente pensados para o público da rede de Educação, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formações artísticas, esportivas, pedagógicas e culturais com vocação para o desenvolvimento cognitivo, cultural, motor, afetivo e social.
Além do ensino regular nas Emeiefs e creches, e também cursos para os alunos da rede municipal em horário complementar ao das aulas, são realizadas aulas de reforço aos alunos da rede para recuperação do déficit de aprendizagem, assim como oficinas e atividades para a comunidade.