Diadema anuncia aumento no repasse a creches conveniadas

0

Valores para 2024 serão 10% superiores aos deste ano para as 11 entidades que administram 33 unidades educacionais. Foto: André Baldini/PMD

Por Alvaro Bodas/PMD

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, anunciou na última sexta-feira (17) uma boa notícia para as 11 entidades que fazem a gestão de 33 creches conveniadas com a prefeitura da cidade. Um aumento de 10% nos valores repassados a cada uma em 2024, em relação a 2023.

“Nossa prioridade sempre foi cuidar das crianças, por isso criamos o programa Creche Lugar de Criança, em 2001″, pontuou, em referência à sua primeira gestão como prefeito. “Política pública bem feita e com qualidade necessita de recursos, por isso aumentamos o repasse em 40% per capita de 2021 para 2022 e agora estamos reajustando novamente em 10% para o ano que vem, mesmo em uma conjuntura econômica que não é muito favorável às prefeituras, especialmente na região do ABCD”, completou.

Ele destacou, ainda, que Diadema aplica 28% da sua receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da Educação, 3% a mais do que a Constituição exige dos municípios.

Durante o encontro com os representantes das instituições, na sede da Secretaria de Educação, a secretária Ana Lucia Sanches destacou os principais programas e iniciativas da Secretaria e dados da redução na lista de espera de vagas nas creches.

“Desde o início da gestão, a fila diminuiu de 2.180 para 561, e nos berçários caiu de 1.163 para 369, considerando dados do mês de outubro. Além disso, inauguramos cinco creches, abrindo 900 novas vagas”, afirmou Ana Lucia.

Na opinião de Sandra Rebelo, gestora do Espaço Solidário Associação Assistencial, que administra oito creches com 1.475 crianças, se hoje vemos a fila de espera diminuindo é graças ao programa Creche Lugar de Criança. “Esse programa fez uma enorme diferença. É inegável o compromisso que essa gestão tem com as crianças e com a educação.”

Para Hellen Dias Oliveira, do Instituto Jêsue, que faz a gestão de oito creches com 560 crianças, “o aumento do repasse às entidades significa um ‘respiro’ e a possibilidade não só de se manter, mas de poder planejar possíveis melhorias para o futuro”.

v>