Prefeitura zerou a fila de espera para castração de felinos e cães machos de pequeno porte. Foto: Evandro Oliveira/PMM
Por Assessoria de Imprensa/PMM
Está chegando o Dezembro Verde, mês que traz à tona o combate e a prevenção ao abandono e maus-tratos aos animais. Desde a década de 90, abandonar ou maltratar animais é considerado crime no Brasil, de acordo com a Lei Federal 9605/1998.
Aproveitando essa data, a Prefeitura de Mauá celebra os resultados efetivos do trabalho realizado pelo Centro de Proteção Animal (CPA), que teve seu espaço ampliado em 2022, além de ter aumentado a oferta de serviços disponíveis aos animais domésticos. Desde então, a gestão municipal zerou a espera para castração de felinos e cães machos de pequeno porte.
Para cachorros a partir de 20 kg e fêmeas (de todos os tamanhos), atualmente o tempo médio para a cirurgia é de, no máximo, 90 dias. A Prefeitura inaugurou o novo espaço do CPA, na rua Almirante Tamandaré, no final de maio de 2022. Desde então foram realizados quase 23 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. A capacidade mensal de atendimento saltou de 800, em média, para mais de 1500.
O local passou a contar com centro cirúrgico, além de salas de pré e pós-operatório e de exames. O número de salas de consulta foi triplicado, de uma para três. Outra melhoria foi a criação de uma sala de espera, assim, tanto as pessoas quanto os animais de estimação não precisam mais aguardar o atendimento na calçada.
Desde outubro de 2022, o CPA, com auxílio de entidade parceira, passou a realizar pequenas cirurgias, exames de sangue e a microchipagem. Também foi implantado o novo sistema de distribuição de senhas e a adoção dos prontuários informatizados.
O endereço do Centro de Proteção Animal é Rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4512-7489.