Obras duraram oito meses e a unidade teve seu espaço aumentado em 58%. Foto: Evandro Oliveira/PMM
Por Assessoria de Imprensa/PMM
Nesta quinta-feira (14/12), a população do Parque São Vicente recebeu um grande presente antecipado de Natal. Pois, após oito meses de obras, foi oficialmente entregue reformada e ampliada a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a MRV Engenharia e Participações S/A.
A edificação situada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 509, passa a ter área construída de 730,88m² – um ganho de 58% em relação à anterior, devido ao anexo erguido no local. O objetivo é prestar acolhimento e serviços de forma humanizada com maior conforto à população. A unidade tem quase 11 mil pacientes cadastrados e realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês, em média.
“Em celebração aos 69 anos de Mauá, entregamos uma nova UBS no Parque São Vicente. Batizada de Oton Rufino de Araújo, em homenagem ao saudoso pai do vereador Eugênio Rufino. Uma saúde mais próxima e moderna para nossa comunidade”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
O equipamento de saúde passou a ter 10 consultórios – quatro a mais que o prédio original. Conta ainda com sala de espera 50% maior, para 45 usuários, e a da comunidade, para 35 pessoas, recepção para cinco atendimentos simultâneos, banheiros com acessibilidade e estacionamento interno com 18 vagas.
Passaram por readequação, as salas de vacina, curativo, medicação, inalação, observação e acolhimento. As melhorias incluem troca de acabamentos e do piso e jardins internos para melhoria de ventilação e iluminação. A unidade já passa pelo processo de informatização e, em breve, receberá totem para emissão de senhas.
A Prefeitura já revitalizou as UBSs Macuco, Kennedy, Magini, Carlina e Zaíra 1. Estão em andamento a reforma da UBS Santista e a reconstrução da unidade São João.