Programa Mais Médicos completa seis meses em Mauá e fortalece atendimento no Jardim Feital

0

Foram mais de 2,7 mil atendimentos em novembro, somando o trabalho no posto do Capiburgo. O médico generalista André Hartfelder Ambrosi atua há seis meses na UBS Feital. Foto: Evandro Oliveira/PMM

Por Assessoria de Imprensa/PMM

O Capiburgo é um distrito há 20 minutos de carro da Unidade Básica de Saúde do Jardim Feital, em Mauá. Em 31 de julho, a Prefeitura fez a entrega do Posto de Saúde Avançado desta UBS no Capburgo. Uma iniciativa fundamental para a população que mora e trabalha nas chácaras da região rural, distante cerca de 12 quilômetros do centro, com estradas rurais e de difícil acesso. Desde então, o atendimento possibilita consultas e exames perto de casa, sem a necessidade de deslocamento em carro ou ônibus.

Este benefício foi possível porque a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, firmou convênio com o Governo Federal para adesão ao programa Mais Médicos. Com isso, a cidade recebeu 26 profissionais e pode completar as equipes de Saúde da Família, ampliando atendimentos como consultas, pré-natal, vacinas e outros, em todas as unidades. E o programa cumpre seu papel de levar o cuidado médico para mais perto do cidadão e da cidadã, que antes não tinham assistência.

O médico generalista André Hartfelder Ambrosi está formado desde 2021 e atua há seis meses na UBS Feital, junto com mais seis médicos. Destes, ele está entre os quatro contratados por meio do programa Mais Médicos. Para se ter uma ideia, a Unidade do Jardim Feital tinha três médicos que se desdobravam para atender os pacientes da melhor forma. Por mais que a Secretaria de Saúde abrisse processos de contratação, o local carecia do interesse dos profissionais.

Com a entrada de quatro novos médicos na unidade, no começo de julho, além de terem completado as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), foi possível garantir a presença semanal no Posto Avançado. Assim, os atendimentos passaram de 1364 em junho para 2772 em novembro.

“Quando a gente entra numa comunidade, cria esse vínculo com a população. Então, o paciente que vem ao posto de saúde cria vínculo com o médico e com a equipe. E ele confia nessa equipe para poder abrir os seus problemas, para poder ser o mais verdadeiro possível em relação aos seus sentimentos. Esse vínculo, nessa construção de confiança que a gente faz com os pacientes ao longo do tempo, é importantíssimo para o cuidado da saúde ser melhor, ter um valor maior, e a gente conseguir atingir uma assertividade dentro do cuidado da saúde por conhecer esses pacientes”, explica Ambrosi.

Outro médico da UBS do Jardim Feital é o generalista Ewerton Cotrin. Ele explica que o Posto Avançado fica num espaço cedido por uma igreja, no qual a prefeitura fez as adequações e mobiliou para o atendimento todas às quartas-feiras, no período da manhã. “Nós fazemos atendimento com os pacientes com consulta agendada e alguns na demanda espontânea, dependendo da disponibilidade de horário. Estamos fazendo exames laboratoriais predeterminados em uma data para que os pacientes não venham colher esse exame na UBS”, detalha o médico.

E Ambrosi define: “sou um grande entusiasta do Sistema Único de Saúde. Eu acho que o SUS é um exemplo para o Brasil, é um exemplo mundial de cuidado à saúde. O Brasil é um país vulnerável socialmente, financeiramente, a população pobre, a população que precisa dessa assistência é uma parcela muito expressiva, então, a gente, com o SUS, consegue promover essa saúde para o brasileiro integral e universalmente.”

O posto avançado da UBS Feital funciona todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, na rua Regina Maria de Lourdes Nascimento (Travessa da Estrada do Sapopemba), 48, Chácara São Lúcido. O telefone para informações é o 11 4512-7763.

v>