Tradicional evento ocorre na tenda azul, das 10h às 15h, e disponibiliza 140 animais para adoção. Foto: Eduardo Merlino/PSA
Por Thiago Oliveira/Assessoria de Imprensa PSA
Depois de fechar o ano de 2023 com recorde no número de animais adotados, com 516 processos concretizados, a Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), vinculada à Secretaria de Saúde de Santo André, realiza no domingo (28) a primeira edição de 2024 da feira de adoção “Eu amo, eu adoto”. O evento tradicionalmente acontece no último domingo do mês, das 10h às 15h, na tenda azul do Parque Central.
Neste domingo serão disponibilizados 140 animais, entre cães e gatos. Os novos tutores poderão escolher um dos 26 cães adultos ou um dos 50 filhotes ou ainda um dos 4 gatos adultos ou um dos 60 filhotes. Todos os pets são vacinados e vermifugados. Os animais com mais de quatro meses são castrados ou o procedimento é realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura.
“Batemos o recorde de adoções no ano passado e iniciamos 2024 com expectativa ainda maior de conseguir unir quem quer adotar com os nossos animais que precisam de um lar. O sucesso da feira se traduz na confiança que a população tem depositado no trabalho da nossa equipe, que trata o processo com muita responsabilidade para que a adoção seja feita de forma consciente”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. A feira “Eu amo, eu adoto” expõe animais que estão sob cuidados da GCZ e de entidades e organizações não governamentais que contribuem e atuam como parceiras. O adotante passa por breve entrevista e assina o termo de compromisso pela posse responsável, garantindo que não haja novo abandono.
Um dos animais que estará na feira deste domingo é o Dumbo, um cãozinho adulto de 12 kg, de porte médio, cor branca e manchas caramelo. Também estará na feira a Jasmine e seu irmãozinho Bolota, dois gatinhos filhotes com cerca de 60 dias de vida, olhos esverdeados, orelhas pontudas e rajados em cinza com preto. Além de outra gatinha filhote, a Marye, que é toda branca, com olhos azuis bem clarinhos e muito dócil.
Como adotar
O interessado deve ter mais de 18 anos e apresentar comprovante de endereço, além dos documentos pessoais no momento da adoção. Os animais também podem ser adotados diretamente na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso.