Equipamentos serão entregues ainda em 2024, qualificando o atendimento de urgência e emergência no município. Perspectiva da nova UPA Centro. Foto: Divulgação/PMD
Por Assessoria de Imprensa/PMD
A cidade de Diadema vai ganhar duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que vão qualificar o atendimento de urgência e emergência do município, e serão entregues ainda este ano. Estão em obras a UPA Centro, onde atualmente funciona o Pronto Socorro Central, e a UPA Paineiras.
A UPA Centro vai ser a de maior capacidade, com 61 leitos. Já começou a reforma do Pronto-Socorro Central, que funciona ao lado do Quarteirão da Saúde, para adequação de ambientes e ampliação de leitos (adulto e infantil), passando de 43 para 61. A nova UPA vai funcionar 24h e vai contar com exames laboratoriais e raio-x. Com isso, vão ser mais de 15 mil atendimentos por mês, entre consultas e procedimentos, tanto para observação e internação nos setores adulto e pediátrico.
Outro benefício decorrente da habilitação para UPA é o repasse do Governo Federal para qualificação e custeio mensal do serviço, o que vai garantir mais recursos para garantir a boa qualidade do atendimento à população. Atualmente, a Administração Municipal é responsável por todo custeio do Pronto-Socorro Central.
A obra da nova UPA Paineiras também já começou. Será um equipamento novo instalado ao lado da UBS Paineiras. A UPA terá 22 leitos, adulto e pediátrico, e capacidade de realizar 12 mil atendimentos por mês.