Levantamento leva em conta atividade de janeiro a outubro deste ano. Limpeza de rios faz parte de ação antienchente, medida importante para evitar acúmulo de águas nestes locais Foto: Felipe da Cruz/PMETRP
Por Assessoria de Imprensa/PMETRP
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana, já desassoreou pouco mais de 79 quilômetros de rios em 2024. Os dados levam em consideração o serviço realizado desde janeiro até outubro deste ano.
O índice representa que as equipes especializadas em limpeza de rios e córregos do município realizaram, em média mensal, 7,9 quilômetros de desassoreamento por mês. Lembrando que a intervenção faz parte do cronograma de atividades diárias da Zeladoria e da Prefeitura da Estância.
A limpeza de rios e córregos fazem parte de ação antienchente, importante medida para evitar acúmulo de água nestes locais. Além do desassoreamento, a equipe também realiza a limpeza nas margens, aparando a grama e recolhendo entulhos que podem ser carregados pela água.
A Prefeitura atua sempre com equipamento específico para realizar esse tipo de intervenção, como a retroescavadeira, o que proporciona maior área de cobertura, segurança para os profissionais envolvidos e um resultado mais duradouro.
As ações também obedecem às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e apoiadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires. Os Objetivos atendidos dão: 6 (água potável e saneamento), 13 (ação contra mudança global do clima) e 14 (vida na água).