terça-feira, 12 novembro 2024
Apoio Pedagogico
InícioGERALMEIO AMBIENTESemasa apresenta projetos educativos no XV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Semasa apresenta projetos educativos no XV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Evento aconteceu em Belém, no Pará, e terminou nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/Semasa

Por Paloma Alvarez/PSA

A educação ambiental é transformadora, sendo necessária para que o futuro possa ser cada vez mais sustentável. Para demonstrar o potencial dos trabalhos andreenses nesta área, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, apresentou nesta semana dois trabalhos técnicos durante o XV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que acontece de 5 a 8 de novembro, na cidade de Belém, no estado do Pará.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento e contou com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos de forma oral e em pôster, além de duas visitas técnicas – uma ao Aterro Sanitário de Marituba (no bairro Guamá, em Belém) e outra à Unidade de Conservação Parque do Utinga.

Foram selecionadas duas propostas do Semasa: o “Diagnóstico participativo para elaboração do Plano de Educação Ambiental e Comunicação do Parque Natural Municipal do Pedroso” e o “Hendu – das telas aos espaços construídos e naturais do município de Santo André”. Os trabalhos dividiram espaço junto a outras apresentações que também envolviam a temática da educação ambiental.

Para a gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin, partilhar a experiência andreense e conhecer outras iniciativas enriquece as dinâmicas e ações de educação ambiental. “O tema principal deste congresso está muito vinculado à gestão e à educação ambiental frente às mudanças climáticas, sendo já uma preparação para a COP30, que vai acontecer no ano que vem aqui em Belém”, explica.

O Plano de Educação Ambiental do Parque do Pedroso está inserido no eixo de trabalho ‘Educação e Territorialidade’. Ele foi desenvolvido de forma participativa e intersetorial, de forma a estimular as dimensões simbólicas de vínculo e pertencimento para promoção da conservação ambiental da Unidade de Conservação andreense. Foram realizadas oficinas e pesquisas e, agora, o plano está em fase de compilação dos dados. A expectativa é lançar o diagnóstico no primeiro semestre de 2025.

O Hendu, palavra em tupi-guarani que significa escutar, ouvir e entender, surgiu em 2020 pela necessidade de o Semasa prosseguir com as atividades de educação ambiental durante a pandemia de Covid-19. O portal disponibiliza jogos, atividades e dicas ambientais que podem ser trabalhadas pelas crianças e seus responsáveis, de modo a despertar o interesse dos pequenos pelas questões ambientais.

Após a pandemia, a partir de 2022, a equipe da autarquia entendeu a necessidade de transformar o Hendu em algo presencial e, assim, o projeto ganhou ações em escolas e parques.

Ao longo de 2024, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa teve trabalhos técnicos selecionados para outros quatro congressos em todo o Brasil, além de receber dois prêmios – pelo projeto Água, Câmera e Ação e pelas atividades desenvolvidas no Trabalho Técnico Socioambiental de construção e reforma de 12 Estações de Coleta, o que demonstra a variedade de ações executadas em território andreense e que priorizam a educação ambiental como um processo de transformação da realidade local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS