sexta-feira, 18 abril 2025
SANTO_ANDRE_ANIVERSARIO
InícioGERALMEIO AMBIENTERibeirão Pires realiza 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com conversas sobre...

Ribeirão Pires realiza 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com conversas sobre emergência climática

Sociedade civil, gestores públicos e especialistas se reuniram para debater a emergência climática e propor ações para mitigar os impactos ambientais. Foto: Ryan Hanada/PMETRP

Por Assessoria de Imprensa/PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, promoveu no último sábado (18), na Escola Municipal Carlos Rohm II, a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu mais de 60 participantes, entre representantes do poder público, iniciativa privada, povos indígenas e a sociedade civil organizada.

A iniciativa teve como objetivo principal debater estratégias para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, promovendo a conscientização da população e fomentando a construção de propostas locais alinhadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Organizada em cinco eixos temáticos — Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança; e Educação Ambiental —, a conferência abordou de maneira ampla e detalhada os desafios ambientais da atualidade. Por meio de rodas de conversa e apresentações, os participantes discutiram soluções práticas e sustentáveis para reduzir os impactos climáticos no município, entre outros subtemas.

“Este é um momento crucial para unirmos forças entre diferentes setores da sociedade e enfrentarmos os efeitos da crise climática. Precisamos agir localmente e pensar globalmente para alcançar resultados transformadores”, destacou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.

Durante as discussões, foram selecionadas duas propostas em cada eixo temático, que serão encaminhados à Conferência Estadual do Meio Ambiente. Lá, as propostas serão analisadas e debatidas junto a contribuições de outras cidades, com o objetivo de selecionar as mais relevantes para a etapa nacional.

Outro destaque do evento foi a escolha dos seis delegados que representarão Ribeirão Pires nas próximas fases do processo. Esses representantes, incluindo membros do poder público, da iniciativa privada, de povos indígenas e da CooperPires, terão a responsabilidade de apresentar as propostas municipais na Conferência Estadual. Caso algum deles esteja impossibilitado de comparecer, outros seis suplentes foram eleitos para assumir a função.

A conferência buscou incentivar a participação de diferentes segmentos sociais para enriquecer os debates e ampliar as perspectivas sobre as soluções apresentadas. Além de discutir os desafios ambientais, o evento reforçou a importância de uma governança colaborativa, na qual gestores públicos, especialistas e a população trabalham em conjunto para criar políticas públicas eficazes e duradouras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS