sexta-feira, 18 abril 2025
SANTO_ANDRE_ANIVERSARIO
InícioCIDADESSÃO BERNARDOCom mais de 13 mil vacinas da gripe aplicadas, São Bernardo reforça...

Com mais de 13 mil vacinas da gripe aplicadas, São Bernardo reforça mutirão neste sábado

UPAs Rudge Ramos, Pauliceia/Taboão e Silvina/Selecta vão imunizar contra Influenza, dengue e febre amarela; nos mesmos bairros, Centro de Zoonoses realiza ações contra a dengue. Foto:

Por Assessoria de Imprensa/PMSBC

Lançada em 2 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em São Bernardo já imunizou mais de 13 mil pessoas. Visando reforçar esse quadro, neste sábado (12/4), três UPAs da cidade (Rudge Ramos, Pauliceia/Taboão e Silvina/Selecta) estarão aptas a vacinar contra a Influenza, além de disponibilizar também contra a dengue e a febre amarela. A campanha contra a gripe foi antecipada no município em relação à mobilização nacional, com postos itinerantes que têm se deslocado aos locais onde está concentrado o público-alvo da vacinação.

Devem tomar a vacina contra a gripe idosos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 40 dias), crianças de 6 meses até 5 anos, pessoas com comorbidades e deficiências, população indígena, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, da educação, do transporte coletivo, portuários, dos Correios, profissionais de segurança e das forças armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medida socioeducativas.

Já a vacina contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e o esquema completo é feito com duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Já o imunizante contra a febre amarela é indicado para todas as pessoas, acima de 9 meses, que ainda não foram vacinadas. De segunda a sexta-feira, essas e outras vacinas estão disponíveis nas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que o Departamento de Vigilância em Saúde tem intensificado os esforços para aumentar a cobertura vacinal. “Nós já tivemos três dias em que o posto itinerante de vacinação contra a gripe foi até o local onde a população está. Estivemos no Restaurante Bom Prato, no Centro; o nosso Consultório de Rua rodou a cidade, vacinando pessoas em situação de rua; fomos até a Esplanada do Paço para vacinar a nossa GCM e também vacinamos trabalhadores do transporte coletivo na garagem da empresa de ônibus que opera o nosso sistema. Não temos poupado esforços para levar a vacina até nossa população”, afirmou.

TODOS CONTRA A DENGUE

Além da vacinação contra a dengue nas UPAs, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nas regiões das UPAs mutirões de combate à dengue. Agentes de combate de endemias vão percorrer os imóveis dos bairros Baeta Neves, Taboão e Selecta para vistoriar os imóveis em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e eliminação dos focos, aplicação de larvicida e orientação à população.

CARAVANA DA SAÚDE

Dando continuidade ao esforço de zerar as filas de espera por consultas e exames em São Bernardo, a Caravana da Saúde vai realizar 8.035 atendimentos neste final de semana, entre tratamentos de canal, consultas com especialistas, cirurgias e exames. Dos 94 mil atendimentos que aguardam na fila quando o prefeito Marcelo Lima assumiu, 80% da demanda já foi solucionada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS