Projeto promove participação ativa dos estudantes e busca estimular o debate para decisões que impactam na formação de cidadãos mais conscientes. Foto: Divulgação
Por Assessoria de Imprensa
O Instituto Energia do Saber (IES), por meio do Colégio Plenitude, investe desde os primeiros anos escolares em educação política e consciência cidadã como um grande diferencial de formação nos seus estudantes. Com o objetivo de incentivar o pensamento crítico, o senso de coletividade e a construção de um olhar mais consciente sobre a política e a democracia, além de aulas orientadoras, o protagonismo estudantil também é desenvolvido com assembleias, eleições e debates para melhorias na escola.
“Eu acho que é fundamental conhecer mais sobre a política e saber dividir as nossas ideias e discutir coisas que a gente não concorda. Essas assembleias ajudam muito porque discutimos tudo e falamos sobre coisas que a gente não concorda”, opina Ingrid Torres Lima, aluna do 8º ano.
Entre as práticas desenvolvidas no colégio estão as assembleias mensais de classe, nas quais os estudantes discutem conquistas, levantam questões coletivas e elaboram propostas de melhorias. Os encontros são conduzidos com o apoio dos representantes de sala e com mediação do professor coordenador. Após as assembleias, os líderes participam de reuniões com a coordenadora de projetos para acompanhar o andamento das demandas e fortalecer o diálogo entre estudantes e gestão.
Além das assembleias, o colégio realiza, desde o 5º ano, eleições discentes que simulam o processo eleitoral. Os estudantes montam campanhas, criam propostas e aprendem sobre voto, representatividade e responsabilidade. Já nas turmas iniciais, práticas como os “combinados de sala” ensinam os conceitos de regras e convivência coletiva, conectando o cotidiano escolar à cidadania.
Para a gerente executiva do IES, Flávia Lira, esse tipo de formação é essencial. “Com essas e outras ações, o Instituto reforça o compromisso em fomentar o engajamento político desde cedo. Acreditamos que a formação cidadã vai além da teoria e deve estar presente no cotidiano escolar de forma prática e significativa.”
A atuação ativa dos estudantes é um dos principais diferenciais do projeto. A estudante Natália da Mota Rodrigues, de 11 anos, por exemplo, que é representante de turma do 6º ano, diz que sempre reflete antes de buscar uma solução com as demandas que chegam para ela. “Eu ouço o que as pessoas têm para falar, às vezes reclamam do que estão faltando na sala ou de algo que estão fazendo. Eu tento conversar com a pessoa e resolver.” Natalia também diz que sempre reflete se conseguiu colaborar em algo “eu penso assim, será que eu fiz certo e melhorei a atitude daquela pessoa?”
Para Flávia, “o objetivo dessa formação é incentivar o pensamento crítico, o senso de coletividade e o entendimento de que a política pode e deve ser vista como uma ferramenta de transformação da sociedade e de uma convivência democrática”, completa a gerente.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições municipais de 2024, o número de jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar cresceu 78% em comparação a 2020. Apesar disso, pesquisas recentes mostram que 60% desse público ainda não consideram importante conversar sobre política. Iniciativas como as do Colégio Plenitude buscam mudar esse cenário com ações concretas e contínuas dentro da rotina escolar.
Segundo o Instituto Energia do Saber, é preciso mostrar aos jovens que política não é sinônimo de conflito, mas sim uma ferramenta legítima para encontrar soluções, transformar a sociedade e construir um futuro mais justo e democrático.
Sobre o IES
O Instituto Energia do Saber é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, com objetivo de buscar o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade do Colégio Plenitude e de outras iniciativas, relacionadas ao desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação, cultura, empreendedorismo, esporte, que possam surgir.