Dia do Brincar celebrado nesta quarta-feira (28) é atração para 114 alunos, com bolinhas de gude, giz e boliche. Foto: Divulgação
Por Assessoria de Imprensa
Brincar de boneca, tabuleiros, jogar bola e outras brincadeiras também podem ser ferramentas de desenvolvimento e aprendizado. Sendo assim, o Instituto Energia do Saber (IES), organização sem fins lucrativos que atua com educação gratuita a crianças e jovens na periferia da Zona Leste de São Paulo, embarca na onda do Dia Internacional do Brincar, celebrado nesta quarta-feira (28), com atividades no contraturno escolar para 114 alunos do Ensino Fundamental I.
Entre as atividades oferecidas no IES, por meio do Colégio Plenitude – em aula específica sobre jogos e brincadeiras – estão bolinhas de gude, boliche, pinturas com giz, além de materiais que possam unir diversão, curiosidade, aprendizado e interação, como forma de despertar o conhecimento e fortalecimento de saberes locais e regionais. As brincadeiras seguem acontecendo ao longo do contraturno dos alunos.
“O simples brincar é essencial para o desenvolvimento infantil e educacional. São por meio dos jogos, brincadeiras e interação que as crianças passam a compreender mais o mundo ao redor e mais sobre elas mesmas. Então o brincar também faz parte do desenvolvimento educacional, da autonomia, da convivência entre as pessoas, e se torna uma herança para a formação de uma pessoa cidadã para o futuro próximo”, disse Flávia Blanco Lira, gerente executiva do IES.
O programa de contraturno escolar para o Ensino Fundamental I tem como proposta oferecer atividades embasadas no desenvolvimento humano e cidadão, como ferramenta para que os participantes tornem-se pessoas protagonistas e propositivas na solução dos problemas e guardiãs dos direitos humanos.
O Dia Internacional do Brincar, celebrado todo dia 28 de maio, foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, em 1999. No ano seguinte, a data ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Brasil e mais de 40 países comemoram a data.
Sobre o IES
O Instituto Energia do Saber é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, com objetivo de buscar o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade do Colégio Plenitude e de outras iniciativas, relacionadas ao desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação, cultura, empreendedorismo, esporte, que possam surgir.