Desafios e avanços foram apresentados para o público nos discursos e por meio de mídias e as propostas com uso de tecnologia. Foto: Divulgação/PMM
Por Assessoria de Imprensa/PMM
Os participantes da quarta plenária de debates para o Plano Plurianual (PPA) de Mauá, realizada na noite desta quinta-feira (12), reuniram-se no auditório da Escola Municipal Terezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra. O encontro, promovido pela Prefeitura, teve como objetivo ouvir as demandas dos moradores de sete regiões da cidade e construir, de forma participativa, o planejamento para o período de 2025 a 2028.
Na ocasião, a administração municipal apresentou um balanço das conquistas dos últimos quatro anos e os projetos que já estão previstos no radar orçamentário.
As atividades seguem um rito tecnológico: cada cidadão registra presença por meio de um QR Code, escaneado com a câmera do celular. Após as falas das autoridades e do prefeito, os participantes utilizam os celulares para registrar propostas, que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do orçamento municipal. Quem preferir também pode contribuir acessando o site participa.maua.sp.gov.br/consultapublica. As propostas podem ser enviadas até o dia 29 de junho, às 23h59.
Durante o encontro, foi exibido um vídeo destacando conquistas em diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade urbana, geração de emprego e renda, esporte, entre outras — muitas delas frutos da participação popular, tanto nas plenárias do PPA quanto nas do Orçamento Participativo, na gestão anterior.
Entre os avanços apresentados estão: o novo prédio da UBS São João, o Centro de Tratamento da Dor Crônica, o projeto Viver Bem, o Caps Adulto, a chegada de 40 profissionais pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, três novas ambulâncias, a retomada da hemodiálise, a contratação de mais de mil profissionais da Educação, reformas em escolas, mais de 130 km de recapeamento asfáltico, o Complexo Viário Zaíra-Santa Cecília, o Terminal do Jardim Itapeva, a nova estação no Centro, a renovação da frota de ônibus, 96 novos guardas municipais, o Botão ANA do Pânico para mulheres vítimas de violência, a Rede Viva Maria, a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, reformas em ginásios como o Celso Daniel, e o programa Dorme Tranquilo, que combate os “pancadões”.
O vídeo também antecipou projetos futuros, como os que contam com apoio do Governo Federal, a exemplo do programa Cidade Sem Risco, parte da iniciativa Periferia Viva, que prevê R$ 159 milhões para contenção de encostas, construção de moradias e obras de urbanização na região do Chafik/Macuco.
Ainda seguindo o rito da plenária, 12 moradores utilizaram o microfone para apresentar suas demandas, críticas e elogios. Uma das solicitações foi a priorização de vagas para crianças falantes oriundas de famílias surdas, que se comunicam exclusivamente por Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresentada por José Mauro, um morador do bairro. Também foram feitos questionamentos sobre regularização fundiária — área em que a Prefeitura já entregou 2.300 certificados de propriedade.
O prefeito Marcelo Oliveira respondeu a todas as perguntas e destacou: “Esse debate é fundamental para que a gente possa acertar cada vez mais, sempre ouvindo o que os moradores têm a dizer.” Ele também indicou os secretários responsáveis de cada pasta para dar encaminhamento às dúvidas dos munícipes e convidou todos para a próxima plenária, que ocorrerá nesta sexta-feira (13), a partir das 19h, no Ginásio Atílio Damo, localizado na avenida Barão de Mauá, 4080.