terça-feira, 15 julho 2025
SZ_VIAGENS
InícioCIDADESSÃO BERNARDOEntrega de obra viária na Av. Lions facilita mobilidade no acesso ao...

Entrega de obra viária na Av. Lions facilita mobilidade no acesso ao Km 16 da Anchieta

Intervenção corrige projeto anterior e reorganiza entrada de grande movimentação de veículos na cidade; medidas executadas tiveram custo no valor de R$ 800 mil. Foto: Isabella Diniz/PMSBC

Por Marcos Xaveira/PMSBC

Com o propósito de minimizar o congestionamento de importante corredor de tráfego urbano da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Marcelo Lima, concluiu e entregou, nesta segunda-feira (16/6), intervenção de readequação viária na Avenida Lions em trecho que dá acesso ao Km 16 da Rodovia Anchieta (sentido São Paulo). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, tem como objetivo corrigir problemas estruturais herdados de uma obra anterior no local, que acabou agravando o trânsito neste eixo de São Bernardo.

O investimento total da Prefeitura nesta reestruturação foi de aproximadamente R$ 800 mil. A Avenida Lions concentra diariamente um fluxo intenso de veículos, especialmente nos horários de pico. A situação se agravou nos últimos meses, após intervenções da gestão passada que alteraram o traçado original da via. Parte das residências no final da Lions foi desapropriada para a abertura de uma nova alça de acesso à Anchieta. O problema, no entanto, é que a nova configuração reduziu drasticamente a distância de transição entre o cruzamento da Lions com a Rua Xingu e o ponto de entrada para a rodovia, que caiu de 165 metros para apenas 48 metros. Medida, à ocasião, resultou em engarrafamentos constantes e insegurança no tráfego.

Diante deste cenário, a ação de readequação foi reabrir o antigo acesso à Anchieta, fechado pela administração anterior, e reorganizar o fluxo com a implantação de novas faixas de acomodação e instalação de segregadores físicos entre as pistas. A obra também inclui reforço na sinalização e adequações geométricas que ampliam a previsibilidade da manobra para os motoristas. Agora, quem segue no sentido São Paulo deve acessar a faixa da direita cerca de 380 metros antes da alça, o que desafoga o conflito com os veículos que seguem em direção à Diadema, pelas faixas do meio e à esquerda da via.

Durante a entrega da obra, o prefeito Marcelo Lima destacou a responsabilidade da gestão em enfrentar os problemas históricos da cidade com transparência e ação técnica. “Estamos aqui hoje não para discutir de quem é o erro, mas para apresentar uma solução concreta para um problema que afeta milhares de pessoas todos os dias. Desde o início da gestão, deixamos claro: não temos compromisso com erros, temos compromisso com quem vive na cidade e precisa de solução. Quando assumimos, fomos entender o que tinha sido feito no Km 16. E ficou muito claro: a obra, que deveria melhorar o trânsito, conseguiu piorar. Por isso, buscamos uma saída emergencial para amenizar os impactos, enquanto preparamos uma solução definitiva e planejada”, afirmou o prefeito.

COMPROMISSO

Na abertura do acesso, o secretário de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, reforçou o compromisso da atual administração com a segurança e a mobilidade urbana. “Essa obra vem para corrigir um erro grave de projeto e execução. O que foi feito anteriormente desrespeitou critérios técnicos básicos, reduzindo a área de transição e colocando em conflito motoristas que seguem para destinos diferentes. Tivemos que abrir a via original, redesenhar o fluxo e reforçar os mecanismos de orientação e disciplina no trânsito. O uso de segregadores físicos vai garantir que o motorista respeite sua faixa e evite manobras de última hora que só geram risco e atraso. É uma ação que traz alívio imediato para um ponto crítico da cidade”, explicou.

DESLOCAMENTO

A expectativa da Prefeitura é de que as mudanças proporcionem uma melhoria significativa no tempo de deslocamento e na segurança de quem trafega pela Avenida Lions, especialmente nos horários de pico. A intervenção é considerada um passo inicial rumo a um projeto definitivo para o trecho, que está sendo estudado pela equipe técnica da Secretaria responsável. “Essa obra não resolve tudo, mas começa a corrigir o que foi mal feito. É um passo necessário enquanto preparamos a solução real, definitiva e planejada. Seguimos com foco em resultados, com respeito ao dinheiro público e à população que precisa de respostas”, emendou o chefe do Executivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS