quarta-feira, 9 julho 2025
SZ_VIAGENS
InícioCIDADESMAUÁPrefeito Marcelo Oliveira homenageia alunos da Academia da Melhor Idade de Mauá

Prefeito Marcelo Oliveira homenageia alunos da Academia da Melhor Idade de Mauá

Frequentadores do projeto têm histórias de superação e inspiram colegas. Da esquerda para a direita: secretário Marcio Bertucci, prefeito Marcelo Oliveira, a aluna Yara Teixeira, e os professores Edson Vieira e Selma Espinoza. Foto: Evandro Oliveira/PMM

Por Assessoria de Imprensa/PMM

Adiones Ferreira Loiola, Manoel Pereira dos Santos, Romão Monte Oliva e Yara Teixeira são alunos da Academia da Melhor Idade de Mauá e têm em comum histórias inspiradoras de superação. Os quatro tiveram a saúde comprometida por algum tipo de enfermidade e encontraram no projeto um motivo para vencer os obstáculos.

Diante disso, os professores Edson Viera e Selma Espinoza resolveram armar uma surpresa para eles. Articularam com o prefeito Marcelo Oliveira e com o secretário de Esportes e Lazer, Marcio Bertucci, convidaram os demais alunos da academia, e organizaram a homenagem, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (18).

“A trajetórias dessas pessoas nos inspiram. Elas são provas do quanto a prática de exercícios físicos impactam positivamente na nossa qualidade de vida. Isso só aumenta o nosso compromisso em continuar desenvolvendo ações que gerem saúde e melhorem a autoestima da população”, falou o prefeito.

Adiones Ferreira tem 61 anos e há um ano foi diagnosticado com glaucoma. Mesmo com pouca visão e rotina intensa de tratamento, ele se esforça para estar presente nas aulas de musculação. “Faz uns três anos que a academia apareceu na minha vida e tem me ajudado bastante. Eu me sinto muito bem, sou acompanhado por professores maravilhosos e isso tem me proporcionado muitas coisas boas”, comentou.

Já Yara Teixeira tem 59 anos. Foi diagnosticada com Lupus aos 29 e sofria com dores articulares, alterações cardiorespiratórias e emocionais. Os sintomas diminuíram consideravelmente quando ingressou na academia e agora, segundo ela, tudo mudou. “Eu não andava direito, meu marido tinha que me carregar no colo. Agora a minha vida mudou totalmente. A academia salvou a minha vida.”

Durante o encontro, foram entregues aos alunos um certificado de superação pelo esporte, atestando simbolicamente que mesmo diante das dificuldades, os alunos decidiram não se render e não desistir de cuidar de si. Orgulhoso, o professor Edson falou sobre o carinho que tem pelo projeto. “Esse público tinha muito medo de academia. Tivemos que trabalhar bem a cabeça do pessoal, treinando devagar e progredindo aos poucos. Ai as dores começaram a diminuir, os índices de glicemia, triglicérides e colesterol foram diminuindo, um foi falando para o outro e hoje estamos sendo reconhecidos. É muito gratificante ajudar a melhorar a saúde das pessoas e ver esses resultados”, observou.

A Academia da Terceira Idade funciona no Ginásio Celso Daniel (Rua Fabio José Delpoio, 128 – Vila Noemia) e atende o público acima de 50 anos. Atualmente o projeto atende 150 alunos com atividades adaptadas às necessidades de cada um, como musculação, treinamento de força e alongamento. O telefone da Secretaria de Esportes e Lazer para mais informações é o 4512-7797.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS