terça-feira, 15 julho 2025
SZ_VIAGENS
InícioCIDADESSANTO ANDRÉSanto André dá posse ao novo Comitê Municipal de Educação Ambiental para...

Santo André dá posse ao novo Comitê Municipal de Educação Ambiental para fortalecer ações na cidade

Grupo multidisciplinar conta com participação do poder público e da sociedade civil. Foto: Divulgação/Semasa

Por Paloma Alvarez/PSA

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), empossou os novos membros do Comitê Municipal de Educação Ambiental da cidade. A solenidade ocorreu na noite da última terça-feira (17), durante a reunião ordinária do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André).

A instituição do grupo representa um marco histórico para a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André, que completa 10 anos em 2025. O comitê é peça essencial para a efetivação dos instrumentos da política e a sua constituição também integra o plano de metas municipal.

“Este comitê é mais um instrumento para fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, bem como a política de educação ambiental de Santo André, garantindo que ela seja transversal, interdisciplinar e alinhada aos desafios locais e globais das mudanças climáticas”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Composto por 14 membros, o grupo possui uma representação paritária entre a sociedade civil e o poder público, incluindo suplentes. Diversas secretarias municipais estão envolvidas, como as de Saúde, Cultura, Educação, Mobilidade Urbana, além da própria Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa. Essa composição diversificada assegura o diálogo social, promovendo a pluralidade e a inovação nas ações desenvolvidas pelas secretarias.

Reconhecida por suas políticas de educação ambiental, Santo André reforça seu papel de protagonista em questões ambientais e de sustentabilidade com a formação do comitê. De acordo com a legislação, as atribuições do grupo incluem: debater a educação ambiental na cidade; potencializar ações integradas sobre o tema no âmbito municipal; elaborar, acompanhar e avaliar o Programa Municipal de Educação Ambiental de Santo André, revisando-o sempre que necessário; organizar um evento bienal sobre o tema para avaliação e acompanhamento das ações; e fomentar iniciativas educativas para a integração territorial das áreas urbana e de manancial, entre outras responsabilidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS