sexta-feira, 7 novembro 2025
SANTO_ANDRE_PROMOBI_VI
InícioCIDADESSÃO BERNARDOLançamento de Cartilha da Igualdade Racial marca abertura do Mês da Consciência...

Lançamento de Cartilha da Igualdade Racial marca abertura do Mês da Consciência Negra em São Bernardo

Com a participação de lideranças e sociedade civil, Prefeitura promove, em novembro, ações de combate ao preconceito e voltadas à garantia de direitos. Foto: Igor Cotrim/PMSBC

Por Joyce Cunh/PMSBC

A programação do Mês da Consciência Negra em São Bernardo começou com valorização de tradições e mobilização por direitos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial, lançou neste sábado (1º/11) a Cartilha da Igualdade Racial. O documento, que inclui legislação e informações sobre serviços, foi apresentado durante evento no CRI (Centro de Referência ao Idoso), que contou com atrações culturais e a participação de gestores municipais, lideranças e comunidades da cidade. 

No ato de lançamento da Cartilha, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, ressaltou que a luta por respeito e igualdade deve acontecer todos os dias, de forma permanente. “Somos todos iguais. Enquanto ainda existir preconceito, vamos continuar mobilizados e trabalhando em políticas púbicas que gerem oportunidades a todos os moradores. Pelo diálogo, com atitude, estamos construindo a São Bernardo da inclusão”, disse. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, destacou a participação do Conselho Municipal da Igualdade Racial e o fortalecimento de políticas afirmativas pela Prefeitura. “A Cartilha e este lindo evento são parte de um trabalho ainda maior que está só começando. Fomos um dia chamados de cidade racista. Isso é passado. Toda nossa equipe está empenhada para debater, propor e realizar ações inclusivas”, afirmou. 

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Zana Lima, falou, com emoção, sobre a luta por igualdade. “Hoje é um dia muito importante para mim e milhares de moradores da nossa cidade. Sou uma mulher preta, vinda da periferia, e já enfrentei o preconceito. Com informação, respeito e uma gestão comprometida com as pessoas é que vamos poder avançar na luta contra a discriminação racial.” 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ABERTURA

O CRI sediou neste sábado (1º/11) intervenções culturais, atividades físicas, exposições e feira de artesanato, tudo com temática relacionada à valorização da história e das tradições afro e afro-brasileiras. Entre os destaques estão exposições de obras que contam a trajetória dp Sabotage e da cantora Elza Soares. 

Pela manhã, Henry Paul fez tributo a cantores pretos, seguido pela animação do grupo de capoeira Paulicéia Cordão de Ouro. A Zumba do projeto Dança e Vida e flashback com o professo Júnior Jackson movimentaram o público, assim como a apresentação do BernôSambaRock, do grupo Sorriso Negro e da Escola de Curimba, do grupo Irmãos Arte. 

Mestre Mãozinha, com capoeira; a Congada do Parque São Bernardo; show de hip-hop com Danke Damasceno & Guriz Nyack e Anonimato Poético; apresentação de dança do Raiz Ancestral; intervenção da Casa do Axé; e samba com Preto Natanael completaram a programação do evento de abertura do Mês da Consciência Negra em São Bernardo. 

Entre os participantes da ação estava a empreendedora da cidade Daniela Aparecida, conhecida como Dani Max, de 43 anos, que trabalha na área de moda afro, artesanato e elevando a autoestima de suas clientes. “A gente traz para as meninas o quanto podem ser lindas. Beleza não tem padrão”, disse. 

A moradora do Assunção avalia como importante o significado de ações a exemplo do Mês da Consciência Negra, mas considera necessário o enfrentamento ao preconceito de forma ininterrupta. ‘Respeito é bom e todo mundo gosta. Não é ‘mi mi mi’. A gente quer poder para o povo preto. A gente quer lugar de fala. A gente quer ser respeitado simplesmente pelo que a gente é. Só pelo fato de existir”, declarou. 

VOZES NEGRAS EM MOVIMENTO

Até o dia 30 de novembro, a Prefeitura de São Bernardo promoverá ampla programação com mais de 90 atividades, com destaque à agenda cultural. Entre as atrações está o ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, evento da Secretaria de Cultura que se dará de 20 a 23 de novembro, das 14h às 22h, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (antigo Vera Cruz). Serão 36 apresentações locais de música, dança, e outras manifestações. 

O destaque será, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a apresentação da escola de samba Vai-Vai, com enredo do Carnaval 2026 que fará homenagem a São Bernardo. 

“Teremos um mês de mobilização e valorização das tradições afro-brasileiras. As atrações culturais foram, em grande parte, selecionadas por meio de editais públicos, voltados aos artistas da cidade. E temos também atividades que acontecem com o apoio de parceiros. Na música, na dança, na literatura, na gastronomia, nos modos de vestir, de falar. Nossa programação apresenta esse universo rico e incrível, para inspirar e dar ainda mais visibilidade à luta por igualdade e respeito”, afirmou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis. 

Bibliotecas, parques e espaços em comunidades da cidade receberão intervenções artísticas ao longo do mês. A programação completa será divulgada na próxima semana, nos canais oficiais da Prefeitura. 

Marcha das Mulheres Negras, palestras em unidades de saúde, corrida de rua e aula de zumba temática, apresentação de trabalhos pedagógicos de estudantes das redes municipal e estadual também fazem parte da agenda de celebrações em novembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
PROMOBI_SA_VI

ÚLTiMAS NOTÍCIAS