Objetivo é fortalecer práticas de manejo ambiental e conscientização para conservar fauna e flora. Foto: Divulgação/PMM
Por Assessoria de Imprensa/PMM
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá participaram de capacitação voltada aos parques municipais, com foco nos cuidados com os resíduos sólidos e orientações sobre a importância de não alimentar os animais silvestres, nesta quarta-feira (29/10). A ideia é fortalecer as práticas de manejo ambiental e promover a conscientização sobre a conservação da fauna e da flora nos espaços públicos.
Durante a atividade, foram abordadas boas práticas de limpeza, a separação correta dos resíduos, o impacto do descarte irregular no meio ambiente e, principalmente, os riscos da alimentação inadequada de animais silvestres, que pode causar dependência alimentar, desequilíbrios ecológicos e transmissão de doenças.
A orientação é objetiva: visitantes e servidores, em hipótese alguma, podem alimentar animais encontrados nos parques. Isto permite que a fauna mantenha seu comportamento natural e garanta o equilíbrio dos ecossistemas. A atividade foi alinhada com a entrega de novas lixeiras de coleta seletiva nos parques municipais, com recipientes destinados a papéis (azul), metais (amarelo) e plásticos (vermelho), o que reforça o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com os espaços naturais de Mauá.
Além disso, a iniciativa amplia a gestão de resíduos e fortalece o trabalho das equipes que atuam diariamente na conservação dos parques. A integração entre educação ambiental e melhoria da estrutura pública reflete o compromisso da Prefeitura de Mauá com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar dos visitantes e a proteção da biodiversidade local.
A ação está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente:
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ao promover espaços urbanos mais limpos e saudáveis;
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, com o incentivo à separação e destinação correta dos resíduos;
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ao reduzir impactos ambientais decorrentes do lixo e da degradação;
ODS 15 – Vida Terrestre, ao proteger a fauna e a flora dos parques e garantir o equilíbrio ecológico local.



