terça-feira, 9 junho 2026
DIADEMA_FAMILIAS
InícioCIDADESDIADEMAPedra fundamental dá início aos procedimentos de construção do Centro TEA

Pedra fundamental dá início aos procedimentos de construção do Centro TEA

No dia do aniversário de Diadema, anúncio do prefeito Taka Yamauchi começa a dar início aos procedimentos de construção do que será o segundo Centro do Brasil para atendimento exclusivo a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Foto: Adriana Horvath/PMD

Por Luciana Yamashita/PMD

A Prefeitura de Diadema, no dia do aniversário de 66 anos da cidade (08/12), lançou a pedra fundamental do Centro TEA, serviço que oferecerá atendimento exclusivo e especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, destacou que este será o primeiro Centro TEA da região e o segundo do Brasil. “Tive o privilégio de participar do lançamento do primeiro Centro TEA do país, em São Paulo, enquanto era presidente da SPObras. Agora, estamos consolidando um sonho de trazer um espaço acolhedor e humano para as famílias atípicas de Diadema”, afirmou.

O evento contou com as presenças de secretários municipais, vereadores, profissionais da rede, deputado federal Alex Manente e prefeita mirim, Giovanna Correa Silva.

O chefe do Executivo de Diadema agradeceu as emendas encaminhadas pelo deputado Alex Manente, que somarão R$ 26 milhões para a cidade, sendo que R$ 5 milhões serão para as obras do Centro TEA.

“Agradeço a oportunidade de construirmos juntos um equipamento fundamental a milhares de famílias. Precisamos incluir com qualificação, tratamento, cuidado e valorizar as mães atípicas”, disse o deputado.

A secretária adjunta de Educação, Tatiane Ramos, ressaltou que o dia é de muita festa e emoção. “Neste local, temos os sonhos de cada família atípica que a cidade de Diadema abriga. Temos 1.998 estudantes da educação especial inseridos nas salas de aula regulares da rede, que também precisam de um olhar específico e humanizado para neurodivergentes”.

Local

O terreno onde o Centro TEA será construído pertence ao município e fica na Rua Odete Amaral de Oliveira, Centro, próximo ao Shopping Praça da Moça. A previsão de inauguração é 2028.

O espaço terá 650 m² e contará com quadra, piscina adaptada, auditório, biblioteca, sala multiuso, sala sensorial, sala de cursos, sala de atendimento médico, psicopedagógico e clínico. A estimativa de investimento é de R$ 10 milhões.

Mais entregas

O Centro TEA foi a primeira comemoração do dia. Ainda estão previstas as entregas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras com atendimento infantil, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, o início das obras de revitalização da UBS Centro e a entrega do INSS.

Para celebrar o aniversário de 66 anos de Diadema, a Prefeitura apoia a realização de shows gratuitos de rock, samba e forró, que tiveram início no sábado, dia 6, e seguem até esta segunda feira, 8 de dezembro. Confira a programação em https://portal.diadema.sp.gov.br/tres-dias-de-muito-rock-samba-e-forro-celebram-os-66-anos-de-diadema/.

Ao todo, desde terça-feira (02/02), foram 14 entregas de obras e 14 ordens de início no calendário de aniversário da cidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
SANTO_ANDRE_473

ÚLTiMAS NOTÍCIAS