segunda-feira, 15 junho 2026
SZ_VIAGENS
InícioCIDADESMAUÁPrograma ‘Viver Bem’ reúne centenas de pessoas em ação especial de Dia...

Programa ‘Viver Bem’ reúne centenas de pessoas em ação especial de Dia das Mães em Mauá

Iniciativa da Prefeitura consolida atenção primária com atividades físicas gratuitas, integração social e foco na prevenção de doenças crônicas. Foto: Diego Barros/PMM

Por Assessoria de Imprensa/PMM

A Prefeitura de Mauá reuniu centenas de pessoas nesta sexta-feira (8), no Parque da Juventude, em evento especial do programa ‘Viver Bem’ em comemoração ao Dia das Mães. A atividade promoveu momentos de integração, bem-estar e convivência social entre os participantes da iniciativa, que se consolidou como uma das principais estratégias de promoção da saúde preventiva no município.

Durante o encontro, o prefeito Marcelo Oliveira anunciou nova etapa do programa com o projeto ‘Sextou, dançou com o Viver Bem’, que passará a realizar aulões mensais de dança sempre na última sexta-feira de cada mês, no Parque da Juventude. A estreia da iniciativa está marcada para 29 de maio.

A proposta busca ampliar a integração entre os participantes e incentivar a prática regular de atividades físicas de forma acessível, leve e inclusiva. O prefeito assumiu o compromisso de participar pessoalmente do primeiro encontro ao lado dos alunos e educadores do programa.

Lançado em abril de 2023, o ‘Viver Bem’ oferece gratuitamente atividades físicas de baixo impacto, como ginástica e alongamento, para pacientes atendidos nas 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mauá. Atualmente, cerca de 4 mil pessoas participam das ações, acompanhadas por equipe multidisciplinar formada por educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas.

A iniciativa segue os princípios da Atenção Primária à Saúde, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal estratégia para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade – condições que representam hoje uma das maiores causas de adoecimento e mortalidade no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que a prática regular de atividade física pode reduzir em até 30% o risco de desenvolvimento dessas doenças, além de contribuir para a saúde mental, autonomia funcional e envelhecimento saudável.

Segundo o prefeito Marcelo Oliveira, o programa simboliza o compromisso da administração municipal com políticas públicas capazes de impactar diretamente a qualidade de vida da população. “Investir em prevenção é investir em dignidade e em futuro. O ‘Viver Bem’ mostra ser possível transformar a saúde pública com ações simples, acessíveis e eficientes, que chegam diretamente à população e fazem diferença no dia a dia das pessoas. Agora, com o ‘Sextou, dançou com o Viver Bem’, ampliamos ainda mais essa proposta de integração, alegria e cuidado”, afirmou.

Secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto destacou que o programa vai além da prática de exercícios físicos e fortalece toda a rede de atenção básica do município. “O ‘Viver Bem’ é uma estratégia estruturada de promoção da saúde. Ele fortalece o vínculo dos usuários com a rede primária, estimula hábitos saudáveis e contribui para reduzir a demanda por atendimentos de média e alta complexidades. É um ganho para o sistema e, principalmente, para a população”, ressaltou.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Mauá, Amanda Batista de Siqueira Santos, enfatizou o papel do acompanhamento multiprofissional e da continuidade do cuidado oferecido aos participantes. “Trabalhamos com uma abordagem integral, olhando para o paciente como um todo. As atividades são adaptadas, acompanhadas por profissionais e integradas ao cuidado clínico realizado nas UBSs. Isso potencializa os resultados, melhora significativamente a qualidade de vida e fortalece a prevenção dentro da atenção primária”, explicou.

Outro avanço recente do programa foi a parceria inédita com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que possibilitou a entrada de dez estagiários de ensino superior nas atividades do ‘Viver Bem’. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento à população e promove a integração entre formação acadêmica e serviço público.

Desde sua criação, o programa vem ampliando a presença nas ações institucionais do município, participando de inaugurações, campanhas e datas comemorativas. Os aulões especiais realizados ao longo do ano já se tornaram tradição e reúnem centenas de participantes, consolidando o ‘Viver Bem’ também como espaço de inclusão social, fortalecimento de vínculos e estímulo ao envelhecimento ativo. Para participar, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar o cadastro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS