segunda-feira, 15 junho 2026
SZ_VIAGENS
InícioGERALEDUCAÇÃORibeirão Pires incentiva consciência ambiental na Educação Infantil com projeto “Pequenos Guardiões...

Ribeirão Pires incentiva consciência ambiental na Educação Infantil com projeto “Pequenos Guardiões do Planeta”

Iniciativa da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm – Unidade II promove ações sustentáveis envolvendo alunos, famílias e comunidade escolar. Foto: Ryan Hanada/PMETRP

Por Assessoria de Imprensa/PMETRP

A Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm – Unidade II, em Ribeirão Pires, está desenvolvendo o projeto “Pequenos Guardiões do Planeta”, iniciativa voltada à conscientização ambiental de crianças da Educação Infantil por meio de atividades práticas, educativas e lúdicas. A proposta incentiva, desde os primeiros anos escolares, atitudes de cuidado com o meio ambiente, responsabilidade coletiva e valorização dos espaços comuns.

Desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, o projeto promove ações que aproximam as crianças do universo da sustentabilidade de forma leve e participativa. Entre as atividades estão rodas de conversa sobre natureza e preservação ambiental, contação de histórias, produção de desenhos, reutilização de materiais em atividades pedagógicas e implantação da coleta seletiva dentro da unidade escolar.

Como apoio às atividades, a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação realizou a doação de cestos para materiais recicláveis à escola, contribuindo para a implantação da coleta seletiva e para o fortalecimento das práticas de educação ambiental no ambiente escolar.

A iniciativa também prevê a criação da “Brigada dos Pequenos Guardiões”, formada por crianças que auxiliam na orientação sobre o uso correto das lixeiras coloridas. De forma educativa e divertida, os estudantes aprendem sobre separação de resíduos, reciclagem e preservação ambiental, tornando-se multiplicadores dessas práticas junto às famílias.

O projeto envolve ainda professores, funcionários, pais e responsáveis, ampliando o alcance das ações sustentáveis para além da sala de aula. Entre as propostas estão desafios mensais relacionados à redução do desperdício e oficinas para confecção de brinquedos recicláveis com participação das famílias.

Ao longo do ano, a escola também realizará atividades voltadas ao consumo consciente, controle do desperdício de água e alimentos e exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças durante a Semana do Meio Ambiente. Ao final do projeto haverá exposição “Nossa Escola Sustentável”, apresentação das ações realizadas e entrega simbólica do certificado de “Pequeno Guardião do Planeta” aos alunos participantes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS