segunda-feira, 15 junho 2026
SZ_VIAGENS
InícioCIDADESSANTO ANDRÉSimulador de impacto com realidade virtual reforça conscientização no Maio Amarelo em...

Simulador de impacto com realidade virtual reforça conscientização no Maio Amarelo em Santo André

Ação foi realizada na última sexta-feira na área externa do Cine Theatro Carlos Gomes e atendeu todos os públicos. Foto: Alex Cavanha/PSA

Por Daniel Betega/PSA

A Prefeitura de Santo André, dentro do calendário de ações do Maio Amarelo, realizou na última sexta-feira (15) uma ação especial utilizando um simulador de impacto com realidade virtual, em parceria com a concessionária Ecovias, com tecnologia voltada à conscientização sobre segurança viária. A ação foi realizada na área externa do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes.

O equipamento recria uma colisão traseira provocada por comportamentos imprudentes, como o uso do celular ao volante, proporcionando ao participante uma experiência imersiva e altamente realista. Com imagens em 360° e som envolvente, o usuário assume o papel de motorista e vivencia situações de risco até o momento do impacto.

Além da simulação, os participantes receberam orientações educativas, panfletos informativos e brindes, reforçando a importância de atitudes responsáveis no trânsito.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar motoristas e incentivar escolhas mais seguras. Após a experiência, equipes técnicas apresentam aos participantes os principais erros cometidos durante o trajeto virtual, destacando práticas essenciais, como o respeito à sinalização, a atenção constante na direção, o cumprimento dos limites de velocidade e a não utilização do celular ao volante.

O simulador pode ser utilizado por pessoas a partir de 12 anos, desde que não apresentem restrições de saúde, já que a dinâmica inclui a sensação controlada de impacto.

“Seguimos o calendário de atividades do Maio Amarelo com o objetivo de conscietizar o maior número de pessoas para um trânsito mais seguro para todos. Essas ações impactam diretamente as pessoas e replicam recados importantes sobre a valorização da vida”, destacou o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira.

Programação – As atividades do Maio Amarelo prosseguem com uma série de ações de educação e conscientização no trânsito. A programação inclui atendimentos do Cimob (Circuito Itinerante de Mobilidade) em unidades escolares do município, levando orientações sobre segurança viária para crianças e jovens.

As ações acontecem nos dias 18 e 19 na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Maria da Penha de Almeida Manfredi; e entre os dias 20 e 22 na Emeief Tarsila do Amaral.

O calendário inclui ainda atendimentos para turmas do Fundo Social de Solidariedade entre os dias 19 e 21, e no Centro de Educação para a Mobilidade (CEM), localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento. Também está prevista uma palestra voltada aos colaboradores do Hospital e Maternidade Cristóvão da Gama, no dia 20, reforçando a importância da segurança no trânsito em diferentes ambientes.

“Nosso objetivo no Maio Amarelo é conscientizar e salvar vidas. O motociclista está mais vulnerável no trânsito e, por isso, ações educativas são fundamentais para promover mais respeito, responsabilidade e segurança”, finaliza o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS