terça-feira, 9 junho 2026
DIADEMA_FAMILIAS
InícioGERALMEIO AMBIENTEPrograma Moeda Verde, de Santo André, vence Prêmio Brasil de Gestão Pública

Programa Moeda Verde, de Santo André, vence Prêmio Brasil de Gestão Pública

Iniciativa que troca recicláveis por hortifrúti celebra a sétima conquista para a Prefeitura de Santo André. Foto: Divulgação/Semasa

Por Susi Elena/PSA

O programa Moeda Verde ganhou nesta terça-feira (26) o Prêmio Brasil de Gestão Pública 2026, organizado pela ExpoGov Brasil para reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública em território nacional. Desde 2017, este é o sétimo prêmio que a iniciativa celebra, colocando o município de Santo André no cenário nacional e internacional.

O programa, que incentiva os moradores de comunidades carentes a descartarem corretamente os resíduos recicláveis, trocando-os por alimentos do tipo hortifrúti, concorreu na categoria “Replicabilidade, escalabilidade e boas práticas consolidadas”, ao lado de projetos das prefeituras de Bento Gonçalves, Indaiatuba, Criciúma e da Controladoria Geral do Município de São Paulo.

“Cada prêmio é um orgulho e uma felicidade diferente. Nós sabemos o quanto o Moeda Verde melhora a vida das pessoas, traz dignidade e preservação ambiental. Por isso, celebramos cada reconhecimento e torcemos para que outros municípios repliquem esta grande política pública”, comemora o prefeito Gilvan Ferreira.

O prêmio foi recebido pelo secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, no espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo. “O Moeda Verde é uma política pública simples e extremamente eficiente para solucionar problemas sociais e ambientais, combatendo a insegurança alimentar, ampliando a reciclagem e permitindo uma parceria muito importante entre o poder público e a sociedade civil”, disse.

O Prêmio Brasil de Gestão Pública é organizado em 12 categorias: inovação em gestão pública; cidades e governos inteligentes; eficiência administrativa e desburocratização; impacto social, inclusão e políticas públicas estruturantes; sustentabilidade, meio ambiente, ESG e carbono neutro; governança, compliance e controle; parcerias estratégicas, cooperação institucional e interfederativa; gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento de talentos; terceiro setor, Sistema S e ecossistemas colaborativos; replicabilidade, escalabilidade e boas práticas consolidadas; inovação jurídica e compras públicas; e destaque Expo GovBrasil.

Graças ao Moeda Verde, 2,3 mil toneladas de materiais secos deixaram de ser descartadas irregularmente e foram encaminhadas às cooperativas de reciclagem de Santo André. Em contrapartida, mais de 460 toneladas de alimentos foram distribuídas aos participantes.

Dentre os outros prêmios que o Moeda Verde já conquistou estão: InovaCidade 2024, Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, Prêmio Band Cidades Excelentes, Prêmio Josué de Castro 2024, Smart City Expo Curitiba e o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

A Escola de Governo do Executivo Andreense também foi finalista do prêmio. Conhecida como Egea, visa capacitar os servidores públicos de Santo André, potenciando suas habilidades e despertando novos talentos por meio da oferta de cursos, palestras, workshops, visitas técnicas e outros tipos de formação.

A iniciativa concorreu na categoria “Gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento de talentos”, dividindo espaço com propostas do Tribunal de Contas de Rondônia, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Fundação Escola de Governo do Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
SANTO_ANDRE_473

ÚLTiMAS NOTÍCIAS