segunda-feira, 15 junho 2026
SZ_VIAGENS
InícioCIDADESMAUÁMarcelo Oliveira celebra conquista regional com inauguração de base do SAMU em...

Marcelo Oliveira celebra conquista regional com inauguração de base do SAMU em Rio Grande da Serra

Projeto articulado pelo prefeito de Mauá, com o Governo Federal e municípios da região reforça a rede de urgência e emergência. Foto: Divulgação

Por Assessoria de Imprensa/PMM

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, participou neste sábado (30/05) da inauguração da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Rio Grande da Serra, instalada na UPA do município. A conquista é resultado de uma articulação regional conduzida pelos prefeitos Marcelo Oliveira e Akira Auriani junto ao Governo Federal para ampliar e descentralizar o atendimento de urgência no Grande ABC.

A demanda foi apresentada ao Ministério da Saúde em 2025 e recebeu apoio do ministro Alexandre Padilha. O anúncio da ampliação da rede foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda realizada no Paço Municipal de Mauá, em fevereiro deste ano.

Além da articulação para a implantação da nova base, Mauá terá papel fundamental na operação do serviço. Todo o sistema de regulação médica, atendimento telefônico, comunicação por rádio e monitoramento das ocorrências continuará sendo realizado pela central instalada em Mauá. A equipe mauaense também foi responsável pelo treinamento dos profissionais que atuarão em Rio Grande da Serra, garantindo a integração do atendimento regional e a manutenção dos protocolos de qualidade já adotados pelo SAMU.

O protagonismo de Mauá no atendimento regional é resultado de investimentos realizados nos últimos anos. Entre 2024 e 2026, a Prefeitura, com o apoio do Ministério da Saúde, promoveu a renovação completa da frota do SAMU, fortalecendo a estrutura do serviço e ampliando sua capacidade de atendimento à população de Mauá e das cidades vizinhas.

Para Marcelo Oliveira, a entrega representa a importância da união entre os municípios e do apoio federal para fortalecer a saúde pública. “Essa conquista mostra que, quando os prefeitos trabalham juntos e encontram apoio do Governo Federal, os resultados chegam para quem mais precisa. A nova base vai garantir mais agilidade nos atendimentos e ajudar a salvar vidas em toda a região”, afirmou.

O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, destacou o impacto direto da nova estrutura para a população. “Essa é uma conquista histórica para a nossa saúde. Com a ambulância sediada na cidade, o tempo de resposta em uma emergência cai de até 20 minutos para menos de 5 minutos em muitos casos. São minutos que fazem toda a diferença e que salvam vidas”, ressaltou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -
Google search engine

ÚLTiMAS NOTÍCIAS