Diadema discute matrizes regionais na saúde

0
Na Geral na 365

Encontro reuniu representantes dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo para pensar cuidados especializados. Foto: Divulgação/PMD

Por Renata Nascimento/Assessoria de Imprensa PMD

Pensar soluções regionais para atendimento especializado na área da saúde foi o que motivou representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diadema a participar da Oficina de Regionalização da Saúde do Grande ABC, nos dias 09 e 10 de outubro, em São Paulo.

“Foram dois dias para uma discussão mais ampliada com os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o Estado e Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) sobre duas matrizes construídas regionalmente para os principais problemas da região, nas áreas de doenças cardiológicas e oncologia”, explicou a médica e membro da coordenação da SMS, Margareth Tangerino. Ela e o coordenador do setor de regulação, Alexandre Natal, representaram Diadema na reunião.

Os municípios são divididos em seis redes regionais de Atenção à Saúde (RRAS). Os encontros regionais ocorrem semanalmente e, a partir deles, serão construídas mais três matrizes de cuidados. A matriz é definida por uma situação problema e suas possíveis soluções no âmbito dos municípios e do Estado.

Além da discussão e mapeamento de demandas, são apresentadas propostas municipais, regionais e para o estado com a cooperação de cada ente envolvido.

Há ainda a previsão para nova oficina com representantes de toda região metropolitana até final do ano. “Esses encontros permitem reorganizar os serviços de média e alta complexidades na região e apresentar a importância do co-financiamento do Estado em todas as ações”, ressalta Margareth.

Na Geral na 365

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui