Alunos surdos do Polo Bilíngue participam de ação pedagógica em Paranapiacaba

0
Na Geral na 365

No mês em que é comemorado o Dia Nacional dos Surdos, grupo fez homenagem a um aluno de 9 anos, morador da Vila. Foto: Divulgação

Por Dérek Bittencourt e Janete Ogawa/Assessoria de Imprensa PSA

Para comemorar o Dia Nacional dos Surdos, no dia 26 de setembro, estudantes do Polo Bilíngue de Santo André participaram de uma ação pedagógica nesta semana em Paranapiacaba. Cerca de 60 pessoas, incluindo professores, instrutores, intérpretes, adultos, jovens e crianças surdas estiveram presentes em uma visita guiada pela vila inglesa.

Entre os locais percorridos estiveram o Centro de Visitantes do Parque Nascentes e o Museu Castelo. Além do tour por estes pontos, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de visitar a casa de um colega, o jovem Kauã Silva Eleoterio, de 9 anos, que mora em Paranapiacaba e diariamente usa uma van da Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André para levá-lo até sua escola. Com muita alegria, ele apresentou sua residência.

Segundo a assistente pedagógica do Polo, Daniela Gil de Souza, esta atividade teve diversos objetivos para os estudantes, que puderam conhecer uma parte histórica de Santo André, que é importante ponto turístico do município, além de prestigiar o jovem Kauã.

“A importância desse passeio para a turma é a questão do protagonismo, porque a gente quis prestigiar o Kauã, que mora em Paranapiacaba, e também a oportunidade de virem conhecer a vila em comemoração ao Dia do Surdo, então proporcionar essa vivência para eles. Incluindo também a turma de ouvintes, que o Kauã também faz parte”, explicou Daniela Gil de Souza.

Os pais da jovem Renata Castilho acompanharam a visita para auxiliar na locomoção da filha, que tem paralisia cerebral. E ambos elogiaram a atividade. “Excelente essa oportunidade dela vir aqui, porque vai trazer ótimo conhecimento para ela, que já veio, mas era menor. Com certeza chegando em casa vai comentar comigo, então é muito bom”, destacou a mãe Ana Paula de Freitas Castilho, que esteve na companhia do marido e pai da jovem, Carlos Castilho. “Excelente iniciativa da Prefeitura de Santo André em proporcionar esse passeio monitorado aos nossos alunos da rede”, pontuou ele.

A visita contou com auxílio de monitores ambientais. “Ações como essa só fortalecem a nossa luta pela inclusão. Melhor ainda quando a histórica vila inglesa é motivo de descoberta e aprendizagem”, relatou o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli.

Sobre o Polo Bilíngue – O Polo Bilíngue é composto por três unidades escolares de Santo André: Creche Professora Yonne Cintra de Souza (educação infantil), Emeief Professor Nicolau Moraes Barros (educação infantil e ensino fundamental) e Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei (EJA – Educação de Jovens e Adultos), todos do bairro Silveira. Referência no atendimento especializado a alunos surdos, desde 2016 oferece embasamento em Língua Materna e Língua Portuguesa na modalidade escrita e na comunicação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em 22 de janeiro de 2022 foi regulamentado como serviço permanente de apoio à Educação Inclusiva da Rede Municipal de Santo André e foi aprovado também pelo Conselho Municipal de Educação.

O Dia Nacional dos Surdos foi oficializado em 2008 para lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos, em 1957, no Rio de Janeiro, hoje denominado INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Na mesma data – 26 de setembro – é celebrado também o Dia Internacional da Linguagem de Sinais e a Semana Internacional dos Surdos com o objetivo de refletir sobre o tema e debater os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

Na Geral na 365

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui