Procon Santo André realizará força-tarefa para munícipes lesados após chuvas e vendaval

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Intenção é auxiliar moradores que tiveram prejuízos por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica e água. Foto: Angelo Baima/PSA

Por Dérek Bittencourt/Assessoria de Imprensa PSA

Diversos moradores de Santo André sofreram impactos relacionados às chuvas e à ventania da última sexta-feira (3). Falta de energia elétrica e de água foram os problemas mais comuns e que ainda seguem prejudicando muitos munícipes.

Para auxiliar as pessoas que tiveram algum prejuízo, o Procon Santo André vai promover na terça-feira (7) uma força-tarefa na sede do órgão, localizada na Avenida José Caballero, 153, na Vila Bastos. O atendimento será realizado das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

“Montaremos uma força-tarefa no Procon Santo André para receber todas as reclamações e viabilizar ações que visem minimizar os prejuízos sofridos por todos nós”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Estamos atuando fortemente junto à Enel e à Sabesp para o pronto restabelecimento do fornecimento de energia e de água”.

Além da cobrança junto a essas empresas, a Prefeitura ainda buscará outras medidas. “Grande parte do município já voltou à normalidade, no entanto, o descaso e despreparo das empresas responsáveis para o atendimento da nossa gente será levado ao conhecimento do Ministério Público para providências”, complementou o prefeito Paulo Serra.

Com relação à força-tarefa, a diretora do Procon Santo André Doroti Gomes Cavalini explicou o funcionamento. “Vamos fazer um mutirão atendendo munícipes que tiveram prejuízos de perdas de mantimentos e eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos que eventualmente tenham queimado. Vamos procurar atender o mais rápido possível e prestar atendimento para todos aqueles que se sentiram lesados por falta de atendimento imediato, então vamos entrar com a reclamação”, orientou.

A diretora explicou ainda como os munícipes devem proceder antes de se dirigirem ao Procon. “Com relação a mantimentos que tenham estragado ou equipamentos queimados, o consumidor precisa ter minimamente uma noção do que tinha, o que perdeu, um valor aproximado, para abrirmos um pedido de indenização de danos. Traz a nota do produto ou informa o que aconteceu e vai precisar de ordem de serviço comprovando o motivo do problema”.

Ainda segundo Doroti Cavalini, o Procon auxiliará moradores para “que também tenham desconto na conta, porque o serviço não foi prestado”. Para isso, é necessário que o munícipe leve consigo uma conta da empresa fornecedora de energia ou água com o número da instalação.

Para dar celeridade aos processos, o órgão vai disponibilizar pessoalmente ou através de solicitação por e-mail (no endereço procon@santoandre.sp.gov.br) um formulário no qual deverá ser relatado todo o caso.

Desde a última sexta-feira, as equipes de infraestrutura, mobilidade, zeladoria e Defesa Civil de Santo André estão trabalhando para o restabelecimento da normalidade na cidade. “Fica aqui o nosso imenso agradecimento a todos os colaboradores e servidores que, mais uma vez, não mediram esforços para recolocar nossa ‘casa em ordem’ depois do forte temporal”, disse o prefeito Paulo Serra.

Em campo – Prefeito em exercício, Luiz Zacarias esteve neste domingo (5) na Rua Mendes Leal, onde na sexta-feira a queda de uma estrutura de uma construção causou o óbito de um trabalhador e deixou outro ferido (este, entretanto, já recebeu alta do CHM).

Zacarias conversou com moradores do entorno da obra, que seguiam sem energia elétrica ainda neste domingo, e cobrou novamente da Enel pronto restabelecimento do serviço tanto neste quanto em outros endereços da cidade que continuam passando pelo mesmo problema.

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